Receita de torta de panetone e frutas

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 1/2 lata de leite integral (use a embalagem do leite condensado como medida)
1 gema
2 colheres (sopa) de maisena
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 panetone de 1 kg
2 xícaras de damascos secos
1 xícara de figos em calda, escorridos
2 colheres (sopa) de cerejas em calda, escorridas
1 xícara da calda do figo

Modo de preparo


No copo do liquidificador, coloque o leite condensado, o leite integral, a gema, a maisena e a essência de baunilha, e bata bem.

Passe a mistura para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo bem com uma colher de pau até obter um creme consistente. Tire do fogo e deixe esfriar.

Corte a parte superior do panetone e retire a "tampa". Cuidadosamente, vá recortando e escavando o panetone, até ficar com cerca de 3 cm de fundo.

Recheio o panetone com o creme já frio. Alise com uma espátula. Distribua as frutas em círculos, primeiro o damasco, depois os figos cortados em fatias e, no centro, as cerejas. Pincele a calda do figo sobre as frutas. Leve à geladeira e deixe por 2 horas antes de servir.
Dicas:
Substitua as frutas por outras de sua preferência: pêssego em calda, figos cristalizados, ameixas-pretas, tâmaras secas etc. Se quiser, substitua a calda de figo para pincelar as frutas por geléia de damasco ou geléia de brilho, uma geléia transparente e neutra encontrada nas melhores lojas de produtos alimentícios. Junte o "miolo" retirado do panetone e bata no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma farofa. Sirva sobre sorvete de creme comprado pronto.
Corte a "tampa" retirada do panetone em fatias e leve ao forno até ficarem douradas e crocantes. Sirva como torradas.

Torta de Panetone e Frutas
Tempo de preparo: 30 min
Tempo de espera: 2 h
Rendimento: 8 fatias
Execução: fácil


Fonte: Reginaldo Manzotti

Imprimir | Voltar | Indique a amigos